Matéria de Alexandre Cezário publicada na revista Wide |
Nessa teoria o que me chamou mais atenção foi saber que a colisão de branas, sob o ponto de vista das quatro dimensões tem a aparência de um big crunch seguido de um big bang. Mas o que tudo isso têm a ver com nossa coluna de inovação e negócios? Têm tudo a ver sim! Posso garantir que vejo múltiplos universos nos corredores do Grupo TV1. Por aqui, existem profissionais especializados em audiovisual, relações públicas, publicidade, marketing, tecnologia, criação, redação, gestão de projetos, eventos, entre outros novos universos em ascensão com especialistas em redes sociais e especialistas em mensurar o desempenho de campanhas digitais. Sim! Até aqui dei um exemplo de que nossa viagem pela teoria-m tem um paralelo nesse universo que convivo, coincidentemente citei 11 universos paralelos. E o que acontece quando aproximamos esses universos paralelos? Temos justamente o mesmo fenômeno! Primeiro um big crunch de visões seguido por um big bang de ideias! E é nesse big bang que está o grande diferencial de nosso negócio e o grande desafio.
Fazer com que estas colisões sejam criativas, harmônicas e produtivas só são possíveis se desenvolvermos lideranças que tenham a consciência de que o aprendizado e a inovação está no encontro destes múltiplos universos, ou no “multiverso”. Também é necessário entender que os velhos chavões herdados da economia industrial não servem mais, como por exemplo, “o bolo é um só, quando você leva uma fatia maior, outros levam fatias menores”. Quando as dimensões colidem esta explosão é sinônimo de um universo em expansão e neste novo paradigma o bolo não existe, o que existe são novas oportunidades onde todos na verdade podem ter quantos bolos quiserem.
Neste novo cenário devemos nos libertar cada vez mais de
velhos comportamentos, ao invés de sermos repetitivos e mecânicos, devemos
buscar inovação, ao invés de investirmos somente na segurança que os controles
da corporação nos trazem devemos também aprender a avaliar os riscos das
inovações que buscamos. Precisamos também, mudar através de nossas lideranças,
o clima da organização, jogando fora as velhas energias da competição interna
pela sobrevivência por uma nova era de cooperação em busca de possibilidades
que gerem abundância e meritocracia.
Por aqui na TV1.Com promovemos grandes mudanças em pouco
tempo, um dos memes que lançamos nos corredores foram “menos Ego mais Trip”
ou Desap”EGO” justamente para
provocarmos essas colisões harmônicas entre nossas diversas disciplinas. Quando
andar pelos corredores da empresa em que trabalha observe essas dimensões, saia
da primeira pessoa e tente ver estas dimensões invisíveis, analise tudo sob a
ótica da terceira pessoa e vislumbre o multiverso de perfis de profissionais,
tenho certeza que a saída para seus problemas com certeza está justamente no
encontro delas.
Comentários
Postar um comentário