Pular para o conteúdo principal

Universos Paralelos e o Big-Bang de Ideias

Matéria de Alexandre Cezário
publicada na revista Wide
Dentre os temas da atualidade, o que acho mais fascinante vêm da física quântica. Ciência que rompe velhos paradigmas da física tradicional e nos trás novas perspectivas sobre nosso universo. Entre elas, a mais interessante é a Teoria-M que unifica diferentes teorias e diz que tudo, matéria e campo, é formada por membranas ou “branas”, e que o universo flui através de 11 dimensões. Teríamos então 4 dimensões que entendemos facilmente, a altura, largura, comprimento e o tempo e outras 7 dimensões, mais difíceis de entender, atribuídas por outras propriedades como massa e carga elétrica. Sendo assim, a ideia de que o universo que se pode observar é só uma parte da realidade física deu luz à definição do conceito "multiverso".
Nessa teoria o que me chamou mais atenção foi saber que a colisão de branas, sob o ponto de vista das quatro dimensões tem a aparência de um big crunch seguido de um big bang.  Mas o que tudo isso têm a ver com nossa coluna de inovação e negócios? Têm tudo a ver sim! Posso garantir que vejo múltiplos universos nos corredores do Grupo TV1. Por aqui, existem profissionais especializados em audiovisual, relações públicas, publicidade, marketing, tecnologia, criação, redação, gestão de projetos, eventos, entre outros novos universos em ascensão com especialistas em redes sociais e especialistas em mensurar o desempenho de campanhas digitais. Sim! Até aqui dei um exemplo de que nossa viagem pela teoria-m tem um paralelo nesse universo que convivo, coincidentemente citei 11 universos paralelos. E o que acontece quando aproximamos esses universos paralelos? Temos justamente o mesmo fenômeno! Primeiro um big crunch de visões seguido por um big bang de ideias! E é nesse big bang que está o grande diferencial de nosso negócio e o grande desafio.

Fazer com que estas colisões sejam criativas, harmônicas e produtivas só são possíveis se desenvolvermos lideranças que tenham a consciência de que o aprendizado e a inovação está no encontro destes múltiplos universos, ou no “multiverso”. Também é necessário entender que os velhos chavões herdados da economia industrial não servem mais, como por exemplo, “o bolo é um só, quando você leva uma fatia maior, outros levam fatias menores”. Quando as dimensões colidem esta explosão é sinônimo de um universo em expansão e neste novo paradigma o bolo não existe, o que existe são novas oportunidades onde todos na verdade podem ter quantos bolos quiserem.


Neste novo cenário devemos nos libertar cada vez mais de velhos comportamentos, ao invés de sermos repetitivos e mecânicos, devemos buscar inovação, ao invés de investirmos somente na segurança que os controles da corporação nos trazem devemos também aprender a avaliar os riscos das inovações que buscamos. Precisamos também, mudar através de nossas lideranças, o clima da organização, jogando fora as velhas energias da competição interna pela sobrevivência por uma nova era de cooperação em busca de possibilidades que gerem abundância e meritocracia.
Por aqui na TV1.Com promovemos grandes mudanças em pouco tempo, um dos memes que lançamos nos corredores foram “menos Ego mais Trip” ou  Desap”EGO” justamente para provocarmos essas colisões harmônicas entre nossas diversas disciplinas. Quando andar pelos corredores da empresa em que trabalha observe essas dimensões, saia da primeira pessoa e tente ver estas dimensões invisíveis, analise tudo sob a ótica da terceira pessoa e vislumbre o multiverso de perfis de profissionais, tenho certeza que a saída para seus problemas com certeza está justamente no encontro delas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º dia: As empresas no evento ProXXIma

Confira as novidades das empresas que montaram stands no evento ProXXIma 2012 Clientes TV1.Com que visitaram o Stand. Lilian Santos, da Gol, Alexandre Cezário, da TV1.Com e Fernando Moulin, da Cyrela 

Abradi-SP homenageia profissionais de digital

A Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo recebeu, nesta terça-feira, 4, diversos atuantes do ambiente online — das áreas de mídia, programação web, programação mobile, arquitetura de informação, criação, conteúdo, gestão de projetos, business intelligence, negócios, planejamento e tecnologia — para o 2º Prêmio Abradi-SP Profissional Digital. O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Profissional Digital, o #404DigitalDay — nome dado em alusão ao código 404 (que indica erro de página não encontrada) e ao dia de Santo Isidoro, padroeiro da internet. Além do título de melhor profissional do ano, os vencedores levaram para casa um troféu personalizado pela artista plástica Letícia Akemi Kido. Durante o evento, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais de São Paulo (Abradi-SP) também homenageou dois profissionais do mercado que contribuíram de maneira importante para o segmento, em 2016. O local ainda foi palco da posse da nova diretoria para a gestão 2017-2019. “F

Propeg reforça criação e mídia no escritório de Brasília

Seiki Fabrício e Andressa Erme são as novidades da área digital da agência O escritório da Propeg em Brasília reforçou a área digital com a chegada de um diretor de arte e uma executiva de mídia, ambos para trabalhar com a plataforma online dos clientes da agência, comandada pelo diretor da Propeg Digital, Alexandre Cezário . O diretor de arte Seiki Fabrício (ex-AgenciaClick) já trabalhou também na Nabuko Coletivo Design, Plano Digital e 141 Soho Square. Na área de mídia digital, a novidade é Andressa Ermel (ex- Plano Digital), que estará dedicada à Secom, Ministério da Saúde e Ministério das Cidades. Andressa e Seiki