Pular para o conteúdo principal

Universos Paralelos e o Big-Bang de Ideias

Matéria de Alexandre Cezário
publicada na revista Wide
Dentre os temas da atualidade, o que acho mais fascinante vêm da física quântica. Ciência que rompe velhos paradigmas da física tradicional e nos trás novas perspectivas sobre nosso universo. Entre elas, a mais interessante é a Teoria-M que unifica diferentes teorias e diz que tudo, matéria e campo, é formada por membranas ou “branas”, e que o universo flui através de 11 dimensões. Teríamos então 4 dimensões que entendemos facilmente, a altura, largura, comprimento e o tempo e outras 7 dimensões, mais difíceis de entender, atribuídas por outras propriedades como massa e carga elétrica. Sendo assim, a ideia de que o universo que se pode observar é só uma parte da realidade física deu luz à definição do conceito "multiverso".
Nessa teoria o que me chamou mais atenção foi saber que a colisão de branas, sob o ponto de vista das quatro dimensões tem a aparência de um big crunch seguido de um big bang.  Mas o que tudo isso têm a ver com nossa coluna de inovação e negócios? Têm tudo a ver sim! Posso garantir que vejo múltiplos universos nos corredores do Grupo TV1. Por aqui, existem profissionais especializados em audiovisual, relações públicas, publicidade, marketing, tecnologia, criação, redação, gestão de projetos, eventos, entre outros novos universos em ascensão com especialistas em redes sociais e especialistas em mensurar o desempenho de campanhas digitais. Sim! Até aqui dei um exemplo de que nossa viagem pela teoria-m tem um paralelo nesse universo que convivo, coincidentemente citei 11 universos paralelos. E o que acontece quando aproximamos esses universos paralelos? Temos justamente o mesmo fenômeno! Primeiro um big crunch de visões seguido por um big bang de ideias! E é nesse big bang que está o grande diferencial de nosso negócio e o grande desafio.

Fazer com que estas colisões sejam criativas, harmônicas e produtivas só são possíveis se desenvolvermos lideranças que tenham a consciência de que o aprendizado e a inovação está no encontro destes múltiplos universos, ou no “multiverso”. Também é necessário entender que os velhos chavões herdados da economia industrial não servem mais, como por exemplo, “o bolo é um só, quando você leva uma fatia maior, outros levam fatias menores”. Quando as dimensões colidem esta explosão é sinônimo de um universo em expansão e neste novo paradigma o bolo não existe, o que existe são novas oportunidades onde todos na verdade podem ter quantos bolos quiserem.


Neste novo cenário devemos nos libertar cada vez mais de velhos comportamentos, ao invés de sermos repetitivos e mecânicos, devemos buscar inovação, ao invés de investirmos somente na segurança que os controles da corporação nos trazem devemos também aprender a avaliar os riscos das inovações que buscamos. Precisamos também, mudar através de nossas lideranças, o clima da organização, jogando fora as velhas energias da competição interna pela sobrevivência por uma nova era de cooperação em busca de possibilidades que gerem abundância e meritocracia.
Por aqui na TV1.Com promovemos grandes mudanças em pouco tempo, um dos memes que lançamos nos corredores foram “menos Ego mais Trip” ou  Desap”EGO” justamente para provocarmos essas colisões harmônicas entre nossas diversas disciplinas. Quando andar pelos corredores da empresa em que trabalha observe essas dimensões, saia da primeira pessoa e tente ver estas dimensões invisíveis, analise tudo sob a ótica da terceira pessoa e vislumbre o multiverso de perfis de profissionais, tenho certeza que a saída para seus problemas com certeza está justamente no encontro delas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eventos: Treinamento no Uruguay.

O Banco de la República Oriental del Uruguay - BROU , foi fundado em 1896, e hoje é o banco mais importante do Uruguai, com 114 agências distribuidas em todo país e 5 no exterior. Em 2002 estive pela EverSystems em Montevideo, Uruguai - meu desafio era treinar a equipe do BROU para gerenciar o conteúdo do novo site do banco, onde a ferramenta utilizada era o sistema gerenciador de conteúdo da própria Eversytems chamado Portal Editor. Foram mais de 20 horas de treinamento para uma classe de 15 alunos que aprenderam desde HTML, noções de web, FTP e a ferrament de gestão. Foto com parte da equipe do BROU que participou do treinamento.

Fortaleza Alimentos anuncia lançamento de Site

Endereço terá também comunidade virtual em forma de livro de receita A marca de biscoitos e massas Fortaleza, do Grupo M. Dias Branco, vai apresentar na próxima segunda-feira, dia 21, o novo layout do seu site (clique aquipara acessar). Interativo, o endereço promete oferecer novidades e melhorar a comunicação entre a empresa e os visitantes do endereço. "A ideia do novo site partiu do pressuposto de que cozinhar não é apenas escolher ingredientes e preparar um prato. É também um momento que reúne amigos e familiares para compartilhar informações sobre alimentos, receitas, experiências e sentimentos", disse Adriany Paiva, gerente de marketing da Fortaleza. A principal mudança que a página promete é a criação de um hotsite. O "Receitas da Vida" será em forma de livro de receitas e permite que os usuários compartilhem ingredientes e formas de preparos de receitas, além de fotos, vídeos, músicas e histórias de vida. "O usuário pode incluir uma trilha sonora...

TV1.Com comemora as primeiras conquistas da reestruturação

Com a chegada de Paulo Bazeggio para a direção de atendimento, Alexandre Cezário na direção executiva, Mário Reys e Fábio Marques respondendo respectivamente pela direção de planejamento e criação e direção de projetos, está completa a nova diretoria da TV1.Com. A nova liderança consolida o trabalho de reestruturação pelo qual vem passando a agência, com o objetivo de construir um novo modelo de gestão, que promova maior integração entre as áreas, visando mais qualidade e foco nos clientes e no mercado. Depois de uma revisão abrangente de processos e organograma, num trabalho apoiado pelo NAG (Núcleo de Apoio à Gestão) e que incluiu a incorporação da XLab, a TV1.Com consolida seu novo modelo de gestão e novo desenho organizacional. Um dos principais diferenciais é o resgate da estrutura matricial, que une o melhor da organização em células – o foco nos clientes –, com os benefícios da organização por disciplinas, que valoriza o papel dos gestores junto aos profissionais, tanto sobre ...