Pular para o conteúdo principal

Universos Paralelos e o Big-Bang de Ideias

Matéria de Alexandre Cezário
publicada na revista Wide
Dentre os temas da atualidade, o que acho mais fascinante vêm da física quântica. Ciência que rompe velhos paradigmas da física tradicional e nos trás novas perspectivas sobre nosso universo. Entre elas, a mais interessante é a Teoria-M que unifica diferentes teorias e diz que tudo, matéria e campo, é formada por membranas ou “branas”, e que o universo flui através de 11 dimensões. Teríamos então 4 dimensões que entendemos facilmente, a altura, largura, comprimento e o tempo e outras 7 dimensões, mais difíceis de entender, atribuídas por outras propriedades como massa e carga elétrica. Sendo assim, a ideia de que o universo que se pode observar é só uma parte da realidade física deu luz à definição do conceito "multiverso".
Nessa teoria o que me chamou mais atenção foi saber que a colisão de branas, sob o ponto de vista das quatro dimensões tem a aparência de um big crunch seguido de um big bang.  Mas o que tudo isso têm a ver com nossa coluna de inovação e negócios? Têm tudo a ver sim! Posso garantir que vejo múltiplos universos nos corredores do Grupo TV1. Por aqui, existem profissionais especializados em audiovisual, relações públicas, publicidade, marketing, tecnologia, criação, redação, gestão de projetos, eventos, entre outros novos universos em ascensão com especialistas em redes sociais e especialistas em mensurar o desempenho de campanhas digitais. Sim! Até aqui dei um exemplo de que nossa viagem pela teoria-m tem um paralelo nesse universo que convivo, coincidentemente citei 11 universos paralelos. E o que acontece quando aproximamos esses universos paralelos? Temos justamente o mesmo fenômeno! Primeiro um big crunch de visões seguido por um big bang de ideias! E é nesse big bang que está o grande diferencial de nosso negócio e o grande desafio.

Fazer com que estas colisões sejam criativas, harmônicas e produtivas só são possíveis se desenvolvermos lideranças que tenham a consciência de que o aprendizado e a inovação está no encontro destes múltiplos universos, ou no “multiverso”. Também é necessário entender que os velhos chavões herdados da economia industrial não servem mais, como por exemplo, “o bolo é um só, quando você leva uma fatia maior, outros levam fatias menores”. Quando as dimensões colidem esta explosão é sinônimo de um universo em expansão e neste novo paradigma o bolo não existe, o que existe são novas oportunidades onde todos na verdade podem ter quantos bolos quiserem.


Neste novo cenário devemos nos libertar cada vez mais de velhos comportamentos, ao invés de sermos repetitivos e mecânicos, devemos buscar inovação, ao invés de investirmos somente na segurança que os controles da corporação nos trazem devemos também aprender a avaliar os riscos das inovações que buscamos. Precisamos também, mudar através de nossas lideranças, o clima da organização, jogando fora as velhas energias da competição interna pela sobrevivência por uma nova era de cooperação em busca de possibilidades que gerem abundância e meritocracia.
Por aqui na TV1.Com promovemos grandes mudanças em pouco tempo, um dos memes que lançamos nos corredores foram “menos Ego mais Trip” ou  Desap”EGO” justamente para provocarmos essas colisões harmônicas entre nossas diversas disciplinas. Quando andar pelos corredores da empresa em que trabalha observe essas dimensões, saia da primeira pessoa e tente ver estas dimensões invisíveis, analise tudo sob a ótica da terceira pessoa e vislumbre o multiverso de perfis de profissionais, tenho certeza que a saída para seus problemas com certeza está justamente no encontro delas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Colunistas Propaganda Norte/ Nordeste 2010

Sábado, 28 de Agosto de 2010 em Salvador, o júri do Prêmio Colunistas Propaganda Norte/ Nordeste 2010 se reuniu para definir os ganhadores da 35ª edição do Prêmio.   Os jurados foram: Arício Fortes (DM9DDB), Márcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nélson Cadena (Correio*) e Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing), este último, Presidente do Júri.  Confira os prêmios que ficaram com a Propeg: Área Televisão e Cinema: CATEGORIA: Varejo de Grande Porte BRONZE : Série "Escutas", da PROPEG  Área Rádio: CATEGORIA: Varejo de Grande Porte OURO : Série "Escondendo Preços", da PROPEG  Área Mídia Impressa: CATEGORIA: Produtos e Serviços Comunitários OURO : "Anúncio Dia dos Namorados", da PROPEG  BRONZE : Série "Mitos", da PROPEG  Área Mídia Digital: CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação BRONZE : "Banner Atp Run", da PROPEG   Área Apresentações Especiais: CATEGORIA: Melhor Aproveitamento da Mídia Impressa ...

Propeg ganha gestão de links de marketing do Google

Deu em A Tarde: “A Propeg tornou-se a primeira agência de propaganda do Norte e Nordeste do Brasil certificada pelo Google para fazer a gestão completa de links patrocinados nas ações de marketing de busca. A empresa criou uma diretoria digital e investe num observatório de novas tecnologias na Ufba.” A diretoria é o xodó do jornalista baiano Alexandre Augusto, vice-presidente da agência e homem forte de Fernando Barros, dono da empresa. http://www.politicalivre.com.br/2010/01/propeg-ganha-gestao-de-links-de-marketing-do-google/ Google certifica Propeg para a gestão de links patrocinados O Google , por meio de seu programa Adwords Qualified Company , certificou a Propeg como a primeira agência de grande porte do Norte e Nordeste a operar a gestão completa de links patrocinados nas ações de marketing de busca. No mês passado, dois colaboradores da área de mídia conquistaram a Google Advertising Professional Qualificado . A agência destaca entre os cases de sucesso nessa modalidade a...

Desafio para digitais é preparar talentos

Por Elenice Lombardo Para o Valor, de São Paulo O mercado de comunicação digital no Brasil responde por cerca de R$ 5 bilhões, que correspondem aos investimentos de "display midia" e "search marketing", de acordo com o terceiro censo das agências digitais, divulgado em outubro de 2011. Por expansão, a Abradi - Agência Brasileira das Agências Digitais mapeou cerca de 4.000 empresas do setor no país, a maioria nas regiões Sudeste e Sul. Pioneiro em comunicação corporativa multimídia no Brasil, o Grupo TV1, fundado em 1986 pelos jornalistas Sergio Motta Mello e Selma Santa Cruz, expandiu seus domínios e criou a TV1.Com. Nascido com o advento da internet comercial no país, em 1995, o braço digital do grupo - que compreende ainda a TV1 Eventos, TV1 RP, TV1 Conteúdo, TV1 Vídeo e a agência de propaganda GNova -, foi selecionado como "beta-tester" pela Embratel e estreou com o portal da Antarctica. "Era quase um catálogo eletrônico", diz o diretor e...