Pular para o conteúdo principal

Desafio para digitais é preparar talentos

Por Elenice Lombardo
Para o Valor, de São Paulo

O mercado de comunicação digital no Brasil responde por cerca de R$ 5 bilhões, que correspondem aos investimentos de "display midia" e "search marketing", de acordo com o terceiro censo das agências digitais, divulgado em outubro de 2011. Por expansão, a Abradi - Agência Brasileira das Agências Digitais mapeou cerca de 4.000 empresas do setor no país, a maioria nas regiões Sudeste e Sul.

Pioneiro em comunicação corporativa multimídia no Brasil, o Grupo TV1, fundado em 1986 pelos jornalistas Sergio Motta Mello e Selma Santa Cruz, expandiu seus domínios e criou a TV1.Com. Nascido com o advento da internet comercial no país, em 1995, o braço digital do grupo - que compreende ainda a TV1 Eventos, TV1 RP, TV1 Conteúdo, TV1 Vídeo e a agência de propaganda GNova -, foi selecionado como "beta-tester" pela Embratel e estreou com o portal da Antarctica. "Era quase um catálogo eletrônico", diz o diretor executivo da divisão, Alexandre Cezário. Nos últimos cinco anos, a TV1.Com cresceu 89%. Hoje, representa perto de 25% do faturamento e reúne 200 dos cerca de 500 colaboradores do grupo, presente em São Paulo, Brasília e no Rio.

O mapa do desenvolvimento da agência conta a evolução do setor no país. A TV1 foi a primeira a criar: um CD-Rom corporativo, para a Compaq, em 1996; projeto de e-comerce, para a JVC, no ano seguinte; o DVD corporativo, para a Motorola, em 1998; o portal bancário para celular, via Wap, para o Banco do Brasil, em 1999; em 2000, sete anos antes de surgir o conceito de web 2.0, um site de conteúdo colaborativo. "O desafio, agora, é ter um olhar de gestão diante das mil ferramentas de mercado disponíveis. É preciso olhar de fora para lançar mão do que há de melhor em comunicação corporativa e tecnologia", destaca Cezário. Uma das preocupações é a profissionalização e ampliação da equipe, comenta o executivo. Segundo ele, não há no mercado profissionais prontos para atuar com a renovação permanente dos meios digitais.

Os fundadores da Agência Ideal, jornalistas Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, concordam que o investimento em pessoal é o grande desafio da área. Quando foi montada, em 2007, a agência contava apenas com os dois sócios. Agora, são 140 funcionários. "Já nascemos digital, atendendo o Google, nosso cliente até hoje", conta Vieira. "Começar com o Google nos ajudou a evoluir na área de PR (Public Relations) digital", pontua Ricardo Cesar. Ele ressalta que a agência, com filiais no Rio e em Belo Horizonte, adota um sistema híbrido, desenvolvendo trabalhos de comunicação estratégica e digital em três áreas - PR, PR 2.0 e Branded Content. "Juntamos a consistência da comunicação corporativa, para construir imagem e/ou atuar com crise, ao know-how das melhores agências digitais."

Com 70% da agência vendida em fevereiro de 2011 ao poderoso grupo de comunicação WPP, após 12 anos de atuação, a agência digital F.biz mantém o status de empresa independente. "Nosso foco é no posicionamento estratégico de marcas e a nossa intenção é protagonizar novos modelos no mercado de comunicação e crescer na América Latina", anuncia Gal Barradas, CEO da F.biz. © 2000 – 2012.

Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. .
Leia mais em: http://www1.valoronline.com.br/especiais/2633076/desafio-para-digitais-e-preparar-talentos#ixzz1vKyh4FDa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º dia: As empresas no evento ProXXIma

Confira as novidades das empresas que montaram stands no evento ProXXIma 2012 Clientes TV1.Com que visitaram o Stand. Lilian Santos, da Gol, Alexandre Cezário, da TV1.Com e Fernando Moulin, da Cyrela 

Abradi-SP homenageia profissionais de digital

A Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo recebeu, nesta terça-feira, 4, diversos atuantes do ambiente online — das áreas de mídia, programação web, programação mobile, arquitetura de informação, criação, conteúdo, gestão de projetos, business intelligence, negócios, planejamento e tecnologia — para o 2º Prêmio Abradi-SP Profissional Digital. O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Profissional Digital, o #404DigitalDay — nome dado em alusão ao código 404 (que indica erro de página não encontrada) e ao dia de Santo Isidoro, padroeiro da internet. Além do título de melhor profissional do ano, os vencedores levaram para casa um troféu personalizado pela artista plástica Letícia Akemi Kido. Durante o evento, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais de São Paulo (Abradi-SP) também homenageou dois profissionais do mercado que contribuíram de maneira importante para o segmento, em 2016. O local ainda foi palco da posse da nova diretoria para a gestão 2017-2019. “F

Propeg reforça criação e mídia no escritório de Brasília

Seiki Fabrício e Andressa Erme são as novidades da área digital da agência O escritório da Propeg em Brasília reforçou a área digital com a chegada de um diretor de arte e uma executiva de mídia, ambos para trabalhar com a plataforma online dos clientes da agência, comandada pelo diretor da Propeg Digital, Alexandre Cezário . O diretor de arte Seiki Fabrício (ex-AgenciaClick) já trabalhou também na Nabuko Coletivo Design, Plano Digital e 141 Soho Square. Na área de mídia digital, a novidade é Andressa Ermel (ex- Plano Digital), que estará dedicada à Secom, Ministério da Saúde e Ministério das Cidades. Andressa e Seiki