Pular para o conteúdo principal

Desafio para digitais é preparar talentos

Por Elenice Lombardo
Para o Valor, de São Paulo

O mercado de comunicação digital no Brasil responde por cerca de R$ 5 bilhões, que correspondem aos investimentos de "display midia" e "search marketing", de acordo com o terceiro censo das agências digitais, divulgado em outubro de 2011. Por expansão, a Abradi - Agência Brasileira das Agências Digitais mapeou cerca de 4.000 empresas do setor no país, a maioria nas regiões Sudeste e Sul.

Pioneiro em comunicação corporativa multimídia no Brasil, o Grupo TV1, fundado em 1986 pelos jornalistas Sergio Motta Mello e Selma Santa Cruz, expandiu seus domínios e criou a TV1.Com. Nascido com o advento da internet comercial no país, em 1995, o braço digital do grupo - que compreende ainda a TV1 Eventos, TV1 RP, TV1 Conteúdo, TV1 Vídeo e a agência de propaganda GNova -, foi selecionado como "beta-tester" pela Embratel e estreou com o portal da Antarctica. "Era quase um catálogo eletrônico", diz o diretor executivo da divisão, Alexandre Cezário. Nos últimos cinco anos, a TV1.Com cresceu 89%. Hoje, representa perto de 25% do faturamento e reúne 200 dos cerca de 500 colaboradores do grupo, presente em São Paulo, Brasília e no Rio.

O mapa do desenvolvimento da agência conta a evolução do setor no país. A TV1 foi a primeira a criar: um CD-Rom corporativo, para a Compaq, em 1996; projeto de e-comerce, para a JVC, no ano seguinte; o DVD corporativo, para a Motorola, em 1998; o portal bancário para celular, via Wap, para o Banco do Brasil, em 1999; em 2000, sete anos antes de surgir o conceito de web 2.0, um site de conteúdo colaborativo. "O desafio, agora, é ter um olhar de gestão diante das mil ferramentas de mercado disponíveis. É preciso olhar de fora para lançar mão do que há de melhor em comunicação corporativa e tecnologia", destaca Cezário. Uma das preocupações é a profissionalização e ampliação da equipe, comenta o executivo. Segundo ele, não há no mercado profissionais prontos para atuar com a renovação permanente dos meios digitais.

Os fundadores da Agência Ideal, jornalistas Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, concordam que o investimento em pessoal é o grande desafio da área. Quando foi montada, em 2007, a agência contava apenas com os dois sócios. Agora, são 140 funcionários. "Já nascemos digital, atendendo o Google, nosso cliente até hoje", conta Vieira. "Começar com o Google nos ajudou a evoluir na área de PR (Public Relations) digital", pontua Ricardo Cesar. Ele ressalta que a agência, com filiais no Rio e em Belo Horizonte, adota um sistema híbrido, desenvolvendo trabalhos de comunicação estratégica e digital em três áreas - PR, PR 2.0 e Branded Content. "Juntamos a consistência da comunicação corporativa, para construir imagem e/ou atuar com crise, ao know-how das melhores agências digitais."

Com 70% da agência vendida em fevereiro de 2011 ao poderoso grupo de comunicação WPP, após 12 anos de atuação, a agência digital F.biz mantém o status de empresa independente. "Nosso foco é no posicionamento estratégico de marcas e a nossa intenção é protagonizar novos modelos no mercado de comunicação e crescer na América Latina", anuncia Gal Barradas, CEO da F.biz. © 2000 – 2012.

Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. .
Leia mais em: http://www1.valoronline.com.br/especiais/2633076/desafio-para-digitais-e-preparar-talentos#ixzz1vKyh4FDa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eventos: Treinamento no Uruguay.

O Banco de la República Oriental del Uruguay - BROU , foi fundado em 1896, e hoje é o banco mais importante do Uruguai, com 114 agências distribuidas em todo país e 5 no exterior. Em 2002 estive pela EverSystems em Montevideo, Uruguai - meu desafio era treinar a equipe do BROU para gerenciar o conteúdo do novo site do banco, onde a ferramenta utilizada era o sistema gerenciador de conteúdo da própria Eversytems chamado Portal Editor. Foram mais de 20 horas de treinamento para uma classe de 15 alunos que aprenderam desde HTML, noções de web, FTP e a ferrament de gestão. Foto com parte da equipe do BROU que participou do treinamento.

O jeito mais fácil de comprar um imóvel de luxo para veraneio

Cresce no Brasil o sistema de venda fracionada, em que as pessoas podem comprar um décimo de um imóvel de 2 milhões de reais, por exemplo, e usá-lo apenas durante algumas semanas do ano. João Sandrini, de EXAME.com 27/05/2010 Os compradores dos imóveis também têm de arcar com uma taxa mensal de utilização alta porque ela inclui serviços e mordomias comuns a hotéis de quatro ou cinco estrelas. O Aguativa Privilège, por exemplo, cobra de cada um dos dez moradores de uma casa 790 reais mensais. No entanto, como os imóveis foram construídos dentro do Aguativa Golf Resort, eles têm direito a usar o campo de golfe, a piscina e as demais áreas de lazer do hotel. Além disso, os móveis e utensílios serão trocados periodicamente sem custo para os proprietários. Também haverá reposição de todos os bens eventualmente estragados ou quebrados por acidente. Pintura ou serviços de manutenção tampouco serão cobrados à parte.   Por último, o dono de uma fração de um imóvel pode sofrer com a f...

TV1.Com comemora as primeiras conquistas da reestruturação

Com a chegada de Paulo Bazeggio para a direção de atendimento, Alexandre Cezário na direção executiva, Mário Reys e Fábio Marques respondendo respectivamente pela direção de planejamento e criação e direção de projetos, está completa a nova diretoria da TV1.Com. A nova liderança consolida o trabalho de reestruturação pelo qual vem passando a agência, com o objetivo de construir um novo modelo de gestão, que promova maior integração entre as áreas, visando mais qualidade e foco nos clientes e no mercado. Depois de uma revisão abrangente de processos e organograma, num trabalho apoiado pelo NAG (Núcleo de Apoio à Gestão) e que incluiu a incorporação da XLab, a TV1.Com consolida seu novo modelo de gestão e novo desenho organizacional. Um dos principais diferenciais é o resgate da estrutura matricial, que une o melhor da organização em células – o foco nos clientes –, com os benefícios da organização por disciplinas, que valoriza o papel dos gestores junto aos profissionais, tanto sobre ...