Pular para o conteúdo principal

Desafio para digitais é preparar talentos

Por Elenice Lombardo
Para o Valor, de São Paulo

O mercado de comunicação digital no Brasil responde por cerca de R$ 5 bilhões, que correspondem aos investimentos de "display midia" e "search marketing", de acordo com o terceiro censo das agências digitais, divulgado em outubro de 2011. Por expansão, a Abradi - Agência Brasileira das Agências Digitais mapeou cerca de 4.000 empresas do setor no país, a maioria nas regiões Sudeste e Sul.

Pioneiro em comunicação corporativa multimídia no Brasil, o Grupo TV1, fundado em 1986 pelos jornalistas Sergio Motta Mello e Selma Santa Cruz, expandiu seus domínios e criou a TV1.Com. Nascido com o advento da internet comercial no país, em 1995, o braço digital do grupo - que compreende ainda a TV1 Eventos, TV1 RP, TV1 Conteúdo, TV1 Vídeo e a agência de propaganda GNova -, foi selecionado como "beta-tester" pela Embratel e estreou com o portal da Antarctica. "Era quase um catálogo eletrônico", diz o diretor executivo da divisão, Alexandre Cezário. Nos últimos cinco anos, a TV1.Com cresceu 89%. Hoje, representa perto de 25% do faturamento e reúne 200 dos cerca de 500 colaboradores do grupo, presente em São Paulo, Brasília e no Rio.

O mapa do desenvolvimento da agência conta a evolução do setor no país. A TV1 foi a primeira a criar: um CD-Rom corporativo, para a Compaq, em 1996; projeto de e-comerce, para a JVC, no ano seguinte; o DVD corporativo, para a Motorola, em 1998; o portal bancário para celular, via Wap, para o Banco do Brasil, em 1999; em 2000, sete anos antes de surgir o conceito de web 2.0, um site de conteúdo colaborativo. "O desafio, agora, é ter um olhar de gestão diante das mil ferramentas de mercado disponíveis. É preciso olhar de fora para lançar mão do que há de melhor em comunicação corporativa e tecnologia", destaca Cezário. Uma das preocupações é a profissionalização e ampliação da equipe, comenta o executivo. Segundo ele, não há no mercado profissionais prontos para atuar com a renovação permanente dos meios digitais.

Os fundadores da Agência Ideal, jornalistas Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, concordam que o investimento em pessoal é o grande desafio da área. Quando foi montada, em 2007, a agência contava apenas com os dois sócios. Agora, são 140 funcionários. "Já nascemos digital, atendendo o Google, nosso cliente até hoje", conta Vieira. "Começar com o Google nos ajudou a evoluir na área de PR (Public Relations) digital", pontua Ricardo Cesar. Ele ressalta que a agência, com filiais no Rio e em Belo Horizonte, adota um sistema híbrido, desenvolvendo trabalhos de comunicação estratégica e digital em três áreas - PR, PR 2.0 e Branded Content. "Juntamos a consistência da comunicação corporativa, para construir imagem e/ou atuar com crise, ao know-how das melhores agências digitais."

Com 70% da agência vendida em fevereiro de 2011 ao poderoso grupo de comunicação WPP, após 12 anos de atuação, a agência digital F.biz mantém o status de empresa independente. "Nosso foco é no posicionamento estratégico de marcas e a nossa intenção é protagonizar novos modelos no mercado de comunicação e crescer na América Latina", anuncia Gal Barradas, CEO da F.biz. © 2000 – 2012.

Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. .
Leia mais em: http://www1.valoronline.com.br/especiais/2633076/desafio-para-digitais-e-preparar-talentos#ixzz1vKyh4FDa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propeg ganha gestão de links de marketing do Google

Deu em A Tarde: “A Propeg tornou-se a primeira agência de propaganda do Norte e Nordeste do Brasil certificada pelo Google para fazer a gestão completa de links patrocinados nas ações de marketing de busca. A empresa criou uma diretoria digital e investe num observatório de novas tecnologias na Ufba.” A diretoria é o xodó do jornalista baiano Alexandre Augusto, vice-presidente da agência e homem forte de Fernando Barros, dono da empresa. http://www.politicalivre.com.br/2010/01/propeg-ganha-gestao-de-links-de-marketing-do-google/ Google certifica Propeg para a gestão de links patrocinados O Google , por meio de seu programa Adwords Qualified Company , certificou a Propeg como a primeira agência de grande porte do Norte e Nordeste a operar a gestão completa de links patrocinados nas ações de marketing de busca. No mês passado, dois colaboradores da área de mídia conquistaram a Google Advertising Professional Qualificado . A agência destaca entre os cases de sucesso nessa modalidade a...

Prêmio Colunistas Propaganda Norte/ Nordeste 2010

Sábado, 28 de Agosto de 2010 em Salvador, o júri do Prêmio Colunistas Propaganda Norte/ Nordeste 2010 se reuniu para definir os ganhadores da 35ª edição do Prêmio.   Os jurados foram: Arício Fortes (DM9DDB), Márcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nélson Cadena (Correio*) e Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing), este último, Presidente do Júri.  Confira os prêmios que ficaram com a Propeg: Área Televisão e Cinema: CATEGORIA: Varejo de Grande Porte BRONZE : Série "Escutas", da PROPEG  Área Rádio: CATEGORIA: Varejo de Grande Porte OURO : Série "Escondendo Preços", da PROPEG  Área Mídia Impressa: CATEGORIA: Produtos e Serviços Comunitários OURO : "Anúncio Dia dos Namorados", da PROPEG  BRONZE : Série "Mitos", da PROPEG  Área Mídia Digital: CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação BRONZE : "Banner Atp Run", da PROPEG   Área Apresentações Especiais: CATEGORIA: Melhor Aproveitamento da Mídia Impressa ...