Pular para o conteúdo principal

CAVALEIROS DO APOCALIPSE


Texto para coluna de INOVAÇÃO & NEGÓCIOS
da revista WIDE ano 8 no 90 (Editora ARTECCOM)
Nós realmente estamos vivendo o apocalipse da comunicação. Sabemos que a comunicação move o mundo – as pessoas, negócios e as organizações. E sabemos que a comunicação e o marketing estão sendo reinventados pelas redes digitais. Agora, para construir e consolidar relacionamentos com seus públicos, em todos os pontos de contato, marcas e empresas precisam evoluir para um novo modelo, que tem o pensamento transdisciplinar com base e a lógica digital atuando como matriz de estratégias integradas.

O apocalipse da comunicação vem anunciado por quatro cavaleiros. O primeiro, em seu cavalo branco, é o da convergência, trazendo a integração de mídias que se convergem para interagir em um único ambiente – telefone móvel, televisão, rádio e jornal programados para transmitir em um canal, gerando a comunicação multicanal, interativa e participativa.
Em seguida, montado em seu cavalo vermelho, vem o cavaleiro da mobilidade. Ele tem o poder do conhecimento em suas mãos e subjuga todos ao seu redor: seus seguidores estão conectados com o mundo, de qualquer lugar, e acessam rapidamente informações que os deixam em vantagem em qualquer discussão.
Logo atrás, em galope acelerado, o cavaleiro da relevância anuncia em seu cavalo negro que planejar comunicação em veículos voltados às massas será cada vez mais difícil. Todos os dias, seus seguidores de todas as classes aderem cada vez mais ao galopar da convergência de canais e da mobilidade, criando audiências mais segmentadas e exigentes por novidades que falem diretamente para seus interesses.
Por fim, fechando a cavalgada, chega o cavaleiro da experiência trazendo o desafio do engajamento e da complementaridade. Esse é o entendimento que deve existir na comunicação: como tocar seu público em cada novo canal digital e, principalmente, na experiência positiva que se proporciona ao impactado, seja no mundo virtual ou no presencial.
Pode parecer misterioso e até nebuloso, mas não devemos temer o apocalipse. A palavra, que vem do grego apokálypsis, significa “revelação” – nada de trevas ou fim do mundo, apenas boas mudanças. E o apocalipse desse mundo digital vem em ritmo de trote, o que nos dá um certo tempo para entender todas essas transformações, desde que estejamos atentos.
Portanto, anote essas quatro palavras no post-it – convergência, mobilidade, relevância e experiência – e questione seus planos sobre o quanto você e sua marca estão tentando deixar que um desses cavaleiros passeie por suas ideias. Soluções integradas e inovadoras de comunicação, marketing e relacionamento, que levam essas questões importantes em conta, servem de suporte à estratégia de negócios e à evolução das empresas.
Sobre Alexandre Cezário de Campos
Formado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas (UNIP), Pós-Graduado em Marketing (ESPM) e especializado em Tecnologia da Informação (FGV). Alexandre Cezário é Diretor Executivo da TV1.Com desde Julho de 2011. Vindo da Propeg, onde ficou por dois anos ocupando o cargo de Diretor Digital, Cezário já havia trabalhado no Grupo TV1 de 2007 a 2009 como Gerente de Novos Negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eventos: Treinamento no Uruguay.

O Banco de la República Oriental del Uruguay - BROU , foi fundado em 1896, e hoje é o banco mais importante do Uruguai, com 114 agências distribuidas em todo país e 5 no exterior. Em 2002 estive pela EverSystems em Montevideo, Uruguai - meu desafio era treinar a equipe do BROU para gerenciar o conteúdo do novo site do banco, onde a ferramenta utilizada era o sistema gerenciador de conteúdo da própria Eversytems chamado Portal Editor. Foram mais de 20 horas de treinamento para uma classe de 15 alunos que aprenderam desde HTML, noções de web, FTP e a ferrament de gestão. Foto com parte da equipe do BROU que participou do treinamento.

O jeito mais fácil de comprar um imóvel de luxo para veraneio

Cresce no Brasil o sistema de venda fracionada, em que as pessoas podem comprar um décimo de um imóvel de 2 milhões de reais, por exemplo, e usá-lo apenas durante algumas semanas do ano. João Sandrini, de EXAME.com 27/05/2010 Os compradores dos imóveis também têm de arcar com uma taxa mensal de utilização alta porque ela inclui serviços e mordomias comuns a hotéis de quatro ou cinco estrelas. O Aguativa Privilège, por exemplo, cobra de cada um dos dez moradores de uma casa 790 reais mensais. No entanto, como os imóveis foram construídos dentro do Aguativa Golf Resort, eles têm direito a usar o campo de golfe, a piscina e as demais áreas de lazer do hotel. Além disso, os móveis e utensílios serão trocados periodicamente sem custo para os proprietários. Também haverá reposição de todos os bens eventualmente estragados ou quebrados por acidente. Pintura ou serviços de manutenção tampouco serão cobrados à parte.   Por último, o dono de uma fração de um imóvel pode sofrer com a f...

TV1.Com comemora as primeiras conquistas da reestruturação

Com a chegada de Paulo Bazeggio para a direção de atendimento, Alexandre Cezário na direção executiva, Mário Reys e Fábio Marques respondendo respectivamente pela direção de planejamento e criação e direção de projetos, está completa a nova diretoria da TV1.Com. A nova liderança consolida o trabalho de reestruturação pelo qual vem passando a agência, com o objetivo de construir um novo modelo de gestão, que promova maior integração entre as áreas, visando mais qualidade e foco nos clientes e no mercado. Depois de uma revisão abrangente de processos e organograma, num trabalho apoiado pelo NAG (Núcleo de Apoio à Gestão) e que incluiu a incorporação da XLab, a TV1.Com consolida seu novo modelo de gestão e novo desenho organizacional. Um dos principais diferenciais é o resgate da estrutura matricial, que une o melhor da organização em células – o foco nos clientes –, com os benefícios da organização por disciplinas, que valoriza o papel dos gestores junto aos profissionais, tanto sobre ...