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CAVALEIROS DO APOCALIPSE


Texto para coluna de INOVAÇÃO & NEGÓCIOS
da revista WIDE ano 8 no 90 (Editora ARTECCOM)
Nós realmente estamos vivendo o apocalipse da comunicação. Sabemos que a comunicação move o mundo – as pessoas, negócios e as organizações. E sabemos que a comunicação e o marketing estão sendo reinventados pelas redes digitais. Agora, para construir e consolidar relacionamentos com seus públicos, em todos os pontos de contato, marcas e empresas precisam evoluir para um novo modelo, que tem o pensamento transdisciplinar com base e a lógica digital atuando como matriz de estratégias integradas.

O apocalipse da comunicação vem anunciado por quatro cavaleiros. O primeiro, em seu cavalo branco, é o da convergência, trazendo a integração de mídias que se convergem para interagir em um único ambiente – telefone móvel, televisão, rádio e jornal programados para transmitir em um canal, gerando a comunicação multicanal, interativa e participativa.
Em seguida, montado em seu cavalo vermelho, vem o cavaleiro da mobilidade. Ele tem o poder do conhecimento em suas mãos e subjuga todos ao seu redor: seus seguidores estão conectados com o mundo, de qualquer lugar, e acessam rapidamente informações que os deixam em vantagem em qualquer discussão.
Logo atrás, em galope acelerado, o cavaleiro da relevância anuncia em seu cavalo negro que planejar comunicação em veículos voltados às massas será cada vez mais difícil. Todos os dias, seus seguidores de todas as classes aderem cada vez mais ao galopar da convergência de canais e da mobilidade, criando audiências mais segmentadas e exigentes por novidades que falem diretamente para seus interesses.
Por fim, fechando a cavalgada, chega o cavaleiro da experiência trazendo o desafio do engajamento e da complementaridade. Esse é o entendimento que deve existir na comunicação: como tocar seu público em cada novo canal digital e, principalmente, na experiência positiva que se proporciona ao impactado, seja no mundo virtual ou no presencial.
Pode parecer misterioso e até nebuloso, mas não devemos temer o apocalipse. A palavra, que vem do grego apokálypsis, significa “revelação” – nada de trevas ou fim do mundo, apenas boas mudanças. E o apocalipse desse mundo digital vem em ritmo de trote, o que nos dá um certo tempo para entender todas essas transformações, desde que estejamos atentos.
Portanto, anote essas quatro palavras no post-it – convergência, mobilidade, relevância e experiência – e questione seus planos sobre o quanto você e sua marca estão tentando deixar que um desses cavaleiros passeie por suas ideias. Soluções integradas e inovadoras de comunicação, marketing e relacionamento, que levam essas questões importantes em conta, servem de suporte à estratégia de negócios e à evolução das empresas.
Sobre Alexandre Cezário de Campos
Formado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas (UNIP), Pós-Graduado em Marketing (ESPM) e especializado em Tecnologia da Informação (FGV). Alexandre Cezário é Diretor Executivo da TV1.Com desde Julho de 2011. Vindo da Propeg, onde ficou por dois anos ocupando o cargo de Diretor Digital, Cezário já havia trabalhado no Grupo TV1 de 2007 a 2009 como Gerente de Novos Negócios.

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