Texto para coluna de INOVAÇÃO & NEGÓCIOS
da revista WIDE ano 8 no 90 (Editora ARTECCOM) |
O apocalipse da comunicação vem anunciado por quatro
cavaleiros. O primeiro, em seu cavalo branco, é o da convergência, trazendo a
integração de mídias que se convergem para interagir em um único ambiente –
telefone móvel, televisão, rádio e jornal programados para transmitir em um
canal, gerando a comunicação multicanal, interativa e participativa.
Em seguida, montado em seu cavalo vermelho, vem o cavaleiro
da mobilidade.
Ele tem o poder do conhecimento em suas mãos e subjuga todos ao seu redor: seus
seguidores estão conectados com o mundo, de qualquer lugar, e acessam
rapidamente informações que os deixam em vantagem em qualquer discussão.
Logo atrás, em galope acelerado, o cavaleiro da relevância
anuncia em seu cavalo negro que planejar comunicação em veículos voltados às
massas será cada vez mais difícil. Todos os dias, seus seguidores de todas as
classes aderem cada vez mais ao galopar da convergência de canais e da
mobilidade, criando audiências mais segmentadas e exigentes por novidades que
falem diretamente para seus interesses.
Por fim, fechando a cavalgada, chega o cavaleiro da experiência
trazendo o desafio do engajamento e da complementaridade. Esse é o entendimento
que deve existir na comunicação: como tocar seu público em cada novo canal
digital e, principalmente, na experiência positiva que se proporciona ao
impactado, seja no mundo virtual ou no presencial.
Pode parecer misterioso e até nebuloso, mas não devemos
temer o apocalipse. A palavra, que vem do grego apokálypsis, significa
“revelação” – nada de trevas ou fim do mundo, apenas boas mudanças. E o apocalipse desse mundo digital vem em ritmo de trote, o
que nos dá um certo tempo para entender todas essas transformações, desde que
estejamos atentos.
Portanto, anote essas quatro palavras no post-it – convergência,
mobilidade, relevância e experiência – e questione seus planos sobre o quanto
você e sua marca estão tentando deixar que um desses cavaleiros passeie por
suas ideias. Soluções integradas e inovadoras de comunicação, marketing e
relacionamento, que levam essas questões importantes em conta, servem de
suporte à estratégia de negócios e à evolução das empresas.
Sobre Alexandre Cezário de Campos
Formado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise
de Sistemas (UNIP), Pós-Graduado em Marketing (ESPM) e especializado em
Tecnologia da Informação (FGV). Alexandre Cezário é Diretor Executivo da
TV1.Com desde Julho de 2011. Vindo da Propeg, onde ficou por dois anos ocupando
o cargo de Diretor Digital, Cezário já havia trabalhado no Grupo TV1 de 2007 a 2009
como Gerente de Novos Negócios.
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