Pular para o conteúdo principal

Propeg: reinventar-se é preciso


Propeg celebra 45 anos pronta para novos desafios
Por Renata de Salvi

Uma agência que comemora 45 anos de existência tem muita história para contar. É o caso da Propeg, que nasceu em Salvador e hoje tem unidades, além da capital baiana, em Lauro de Freitas, também na Bahia, São Paulo, Brasília e Fortaleza. Entre os feitos memoráveis ao longo destes anos todos, além de fazer parte do seletíssimo grupo das agências de publicidade veteranas, foi a Propeg quem plantou a semente da internet brasileira com a criação da Midialog, que mais tarde tornou-se a conceituada AgênciaClick. E formou publicitários reconhecidos internacionalmente, como Duda Mendonça e Sérgio Valente. Também ultrapassou diversos planos econômicos, a ditadura militar, a luta pela democracia, as mudanças de perfil do consumidor e as transformações tecnológicas. Há 30 anos na Propeg, seu presidente, Fernando Barros, diz que o fundamental para ter dado certo durante tanto tempo é conciliar o espírito arrojado e a preocupação com a liquidez. Na prática, é reinventar-se o tempo todo. “Tivemos desertos, tempestades e bons momentos. Quando deixamos de atender a conta do governo da Bahia, por exemplo, houve redução de 30% a 40% do faturamento. Avançamos, então, para conquistar novos mercados, como aconteceu em São Paulo, e com novas contas em Brasília. Dois anos depois, estávamos crescendo novamente.”

A estratégia da reinvenção tem dado bons resultados. No ano passado, o faturamento atingiu R$ 315 milhões, um aumento de 40% em relação a 2008. E, no primeiro semestre deste ano, houve acréscimo de 65% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Devido à lei eleitoral, que restringe a divulgação de programas de governo no período das eleições, a Propeg terá uma queda pontual no faturamento deste segundo semestre. Isso porque alguns dos seus maiores clientes são da gestão pública. Mesmo assim, Marcos Fonseca, diretor administrativo-financeiro, prevê crescimento: “Devemos fechar 2010 com um faturamento 30% maior do que o de 2009. Temos boas prospecções em andamento e nossos clientes são sólidos e estão crescendo.”

No ranking das 50 maiores agências do Ibope Monitor, a Propeg ocupa o 23º lugar com faturamento de R$ 628,643 milhões. Barros assegura que, apesar disso, a agência não está nem na metade do caminho. “Assisti a um filme com meu filho mais novo e durante o trailler apareceu uma história em que as corujas iam buscar reforço dos guardiões porque seu reino estava sendo invadido. Perguntaram ao mais velho como se chegava até eles. E o ancião respondeu que quando se imaginasse que o grupo estaria chegando ao destino, eles não estariam nem na metade do caminho. No caso das empresas, ocorre do mesmo jeito: aquelas que têm vitalidade devem achar que ainda não chegaram na metade do percurso. A Propeg não é um projeto pronto e acabado.”

Contribuição à comunicação

Alexandre Cezário de Campos foi contratado há um ano para liderar a diretoria digital da Propeg. Com passagem pela TV1.com, Cezário chegou para implementar a área e estimular a agência a integrar o on e o off. A primeira etapa foi alocar um diretor de arte digital diretamente na área de criação. A segunda fase foi garantir a capacitação dos profissionais de mídia, planejamento e atendimento. Também foram contratados especialistas em mídias sociais, search engine marketing e business intelligence. A lista de parceiros passou por reformulação e foi ampliada para agências especializadas em games e redes sociais, entre outros.

Além da reestruturação da área digital, Cezário é responsável por um projeto inovador e ambicioso. Lançado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais é um espaço de estudos de tendências da comunicação. A Propeg investe R$ 60 mil por ano na iniciativa, além de ter auxiliado na infraestrutura física. Também houve o apoio do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que investiram R$ 40 mil em equipamentos, e da Fabesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), que entrou com R$ 5 mil. Respondendo a um coordenador adjunto, oito pesquisadores, todos estudantes de jornalismo ou produção cultural, recebem bolsa para desenvolver estudos sobre as inovações de publicidade no mundo todo. A agência já obteve 23 relatórios com temas diversos, como mobile marketing, campanhas colaborativas, marketing de buscas e publicidade em redes sociais, entre outros. Sem data prevista, nem nome definido, o objetivo é lançar um livro com a síntese dos trabalhos desenvolvidos. “Periodicamente, realizamos reuniões com os pesquisadores para alinhar sobre quais assuntos queremos saber mais e saber de suas impressões. Nosso objetivo é entender as próximas ondas que estão por vir e a meta é disseminar esse conhecimento também aos nossos clientes. Além disso, o projeto faz com que os estudantes adquiram experiência”, diz Cezário, responsável pelo projeto.

Leia matéria na integra: Revista Propaganda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eventos: Treinamento no Uruguay.

O Banco de la República Oriental del Uruguay - BROU , foi fundado em 1896, e hoje é o banco mais importante do Uruguai, com 114 agências distribuidas em todo país e 5 no exterior. Em 2002 estive pela EverSystems em Montevideo, Uruguai - meu desafio era treinar a equipe do BROU para gerenciar o conteúdo do novo site do banco, onde a ferramenta utilizada era o sistema gerenciador de conteúdo da própria Eversytems chamado Portal Editor. Foram mais de 20 horas de treinamento para uma classe de 15 alunos que aprenderam desde HTML, noções de web, FTP e a ferrament de gestão. Foto com parte da equipe do BROU que participou do treinamento.

Fortaleza Alimentos anuncia lançamento de Site

Endereço terá também comunidade virtual em forma de livro de receita A marca de biscoitos e massas Fortaleza, do Grupo M. Dias Branco, vai apresentar na próxima segunda-feira, dia 21, o novo layout do seu site (clique aquipara acessar). Interativo, o endereço promete oferecer novidades e melhorar a comunicação entre a empresa e os visitantes do endereço. "A ideia do novo site partiu do pressuposto de que cozinhar não é apenas escolher ingredientes e preparar um prato. É também um momento que reúne amigos e familiares para compartilhar informações sobre alimentos, receitas, experiências e sentimentos", disse Adriany Paiva, gerente de marketing da Fortaleza. A principal mudança que a página promete é a criação de um hotsite. O "Receitas da Vida" será em forma de livro de receitas e permite que os usuários compartilhem ingredientes e formas de preparos de receitas, além de fotos, vídeos, músicas e histórias de vida. "O usuário pode incluir uma trilha sonora...

TV1.Com comemora as primeiras conquistas da reestruturação

Com a chegada de Paulo Bazeggio para a direção de atendimento, Alexandre Cezário na direção executiva, Mário Reys e Fábio Marques respondendo respectivamente pela direção de planejamento e criação e direção de projetos, está completa a nova diretoria da TV1.Com. A nova liderança consolida o trabalho de reestruturação pelo qual vem passando a agência, com o objetivo de construir um novo modelo de gestão, que promova maior integração entre as áreas, visando mais qualidade e foco nos clientes e no mercado. Depois de uma revisão abrangente de processos e organograma, num trabalho apoiado pelo NAG (Núcleo de Apoio à Gestão) e que incluiu a incorporação da XLab, a TV1.Com consolida seu novo modelo de gestão e novo desenho organizacional. Um dos principais diferenciais é o resgate da estrutura matricial, que une o melhor da organização em células – o foco nos clientes –, com os benefícios da organização por disciplinas, que valoriza o papel dos gestores junto aos profissionais, tanto sobre ...