Iniciado em 2005 com conclusão prevista para 2006, este foi o maior projeto que negociei e atendi através da EverMedia para o Unibanco.
Leia matéria publicada por Vinicius Longo em 03 de Maio de 2006 para o site http://forumpcs.com.br:
Com um total de 29 mil colaboradores, a intranet, que reúne os sistemas e informações necessárias para o seu dia-a-dia, foi totalmente desenvolvida com a ajuda dos usuários. A navegação passa a ser mais ágil, intuitiva e com menos cliques.
O Portal Corporativo do Unibanco acaba de passar por uma reformulação, que teve como objetivo torná-lo uma ferramenta mais objetiva, dinâmica e funcional. O projeto pioneiro no Brasil, foi desenvolvido pela EverMedia, agência de marketing interativo, e resultou em novas arquiteturas de informação e navegação, além de novo padrão visual.
A agência utilizou um completo estudo de usabilidade em todas as seções do portal. Além disso, aplicou os conceitos de card sorting - teste com cartões: técnica usada no planejamento e reestruturação de um novo site para definir a estrutura de navegação e menu - e análise heurística, que conta com consultores especializados que avaliam minuciosamente o protótipo ainda em papel do projeto e anotam sua percepção dos serviços e informações apresentados. A partir daí, os passos necessários são reconstituídos para o cumprimento de cada tarefa, com o objetivo de refinar a arquitetura de informação.
“O portal foi lançado em 2001, em um momento que o mercado de forma geral estava aprendendo a lidar com Internet e não entendia o grande potencial da Intranet. O projeto implementado estava alinhado às necessidades da empresa na época. Com o passar do tempo, o Unibanco passou por diversas mudanças, o que fez com que a comunicação interna passasse a ter um papel ainda mais relevante na consolidação da nova cultura. Foi então, que visualizamos a necessidade de mudar também a nossa Intranet”, analisa Kátia Oliveira, Superintendente de Comunicação Corporativa do Unibanco.
Como o portal agrega uma ampla gama de informações, que foram incorporadas ao longo do tempo, alguns problemas de navegação e usabilidade, pela forma como os dados estavam estruturados, eram comuns e dificultavam sua utilização por parte dos 29 mil colaboradores. “Criamos um portal que foi totalmente desenvolvido com a ajuda dos usuários, em todas as fases do projeto. O site reúne informações e ferramentas focadas no aumento da produtividade, no autodesenvolvimento e na integração de todos os colaboradores”, diz a executiva.
“O nosso desafio foi entender a necessidade dos usuários, em paralelo com a abrangência do negócio, e desenvolver um projeto que fosse intuitivo e que diminuísse o número de cliques para se chegar às informações, os dois principais problemas apontados”, explicam os profissionais da equipe EverMedia.
A EverMedia entrevistou os colaboradores por meio de testes quantitativos e qualitativos, para entender a relevância das informações contidas no portal no seu dia-a-dia. Após essa etapa, a agência utilizou o conceito de card sorting para reunir itens em categorias e revelar os modelos hierárquicos “mentais” mais comuns.
“É a melhor ferramenta para se entender como o usuário mentalmente faz escolhas e seleciona categorias, além de ser rápido e eficiente. A partir de seus resultados é possível montar menus de navegação com categorias que serão intuitivamente entendidas pela maioria dos usuários”, ressalta. A partir daí, a agência criou uma nova árvore de navegação. “Todo o trabalho feito no portal está ligado ao posicionamento da empresa: Unibanco. Nem Parece Banco. Abusamos da inovação, simplicidade e transparência, principais atributos da instituição”.
O projeto incluiu ainda testes de usabilidade antes e depois da conclusão do protótipo, para resolver os problemas de interação dos usuários com o portal entre outros. “Usamos uma abordagem completa em estudos de usabilidade existentes no mercado para chegarmos ao novo modelo”, completa a executiva.
No portal, os colaboradores têm acesso a notícias internas atualizadas a todo o momento, informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, dados sobre benefícios, políticas e procedimentos e ferramentas de trabalho, entre outros dados.
O Portal Corporativo do Unibanco, antes de sua reformulação, já era referência no mercado. “Fomos premiados por duas vezes consecutivas, 2003 e 2004, como Melhor Portal Corporativo pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e somos alvo de visitas de empresas de vários setores para conhecer o nosso Portal”, conta William Almeida, analista de Endomarketing e um dos profissionais à frente do projeto no Unibanco.
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