Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Formação Acadêmica é Essencial?


Em feveiro de 2004 fui convidado para participar de uma matéria elaborada a partir de diversos outros profissionais de Marketing Digital como Sr. Freddy Van Camp (Professor UERJ), Suzana Apelbaum (Diretora de Criação da Agência Click), entre outros competentes profissionais de Marketing Digital para a 3a. edição da revista WebDesign, onde o tema era "a formação acadêmica é essencial?", abaixo destaco parte da matéria onde dou minha opinião:
Acredito que sim! Apesar das oportunidades que giram em torno do "mundo digital" permitirem o ingresso de e-teens (jovens autodidatas em tecnologia) ao mercado de trabalho isto não quer dizer que estes profissionais sem preparo acadêmico terão sucesso em suas carreiras. O interesse por tecnologia dos jovens de hoje é um excelente diferencial competitivo na busca pelo primeiro emprego, porque os conhecimentos técnicos de um jovem aficcionado por tecnologia podem apresentar uma boa relação custo-benefício aos empregadores. Mas esta carreira pode estagnar quando a complexidade das tarefas aumentar. Todos conhecemos a teoria da carreira em Y, onde em um determinado momento o profissional deve decidir se vai continuar técnico ou se virá a tornar-se um consultor, um gerente de equipe ou gerente de contas. Acredito que o profissional puramente técnico e autodidata esteja na maioria dos casos fadado a permanecer na base do Y, sem muitas oportunidades de tornar-se um ótimo analista de sistemas ou executivo de tecnologia. É claro que existem exceções, mas a falta de investimento em cursos profissionalizantes, cursos superiores ou pós-gradução irá, com certeza, limitar as chances e, principalmente, a visão de um jovem que acabou de ingressar no mercado de trabalho e segue a linha de raciocínio de que pode ser auto-suficiente no aprendizado de tecnologia. Se os skills necessários para o desenvolvimento de uma carreira profissional fossem só técnicas, então ótimo, parabens e aproveita a sua jornada! Mas todos sabemos que o sucesso profissional vai além do conhecimento técnico, ele exige organização, conhecimentos gerais, alta em relacionamento, visão e principalmente conhecimento dos alicerces da profissão.
Alexandre Cezário de Campos
Gerente Comercial da EverSystems


Leia revista na Integra: http://www.scribd.com/doc/15953159/Revista-Webdesign-Ano-I-Numero-03-A-internet-amadureceu

Postagens mais visitadas deste blog

Propeg ganha gestão de links de marketing do Google

Deu em A Tarde: “A Propeg tornou-se a primeira agência de propaganda do Norte e Nordeste do Brasil certificada pelo Google para fazer a gestão completa de links patrocinados nas ações de marketing de busca. A empresa criou uma diretoria digital e investe num observatório de novas tecnologias na Ufba.” A diretoria é o xodó do jornalista baiano Alexandre Augusto, vice-presidente da agência e homem forte de Fernando Barros, dono da empresa. http://www.politicalivre.com.br/2010/01/propeg-ganha-gestao-de-links-de-marketing-do-google/ Google certifica Propeg para a gestão de links patrocinados O Google , por meio de seu programa Adwords Qualified Company , certificou a Propeg como a primeira agência de grande porte do Norte e Nordeste a operar a gestão completa de links patrocinados nas ações de marketing de busca. No mês passado, dois colaboradores da área de mídia conquistaram a Google Advertising Professional Qualificado . A agência destaca entre os cases de sucesso nessa modalidade a...

Prêmio Colunistas Propaganda Norte/ Nordeste 2010

Sábado, 28 de Agosto de 2010 em Salvador, o júri do Prêmio Colunistas Propaganda Norte/ Nordeste 2010 se reuniu para definir os ganhadores da 35ª edição do Prêmio.   Os jurados foram: Arício Fortes (DM9DDB), Márcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nélson Cadena (Correio*) e Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing), este último, Presidente do Júri.  Confira os prêmios que ficaram com a Propeg: Área Televisão e Cinema: CATEGORIA: Varejo de Grande Porte BRONZE : Série "Escutas", da PROPEG  Área Rádio: CATEGORIA: Varejo de Grande Porte OURO : Série "Escondendo Preços", da PROPEG  Área Mídia Impressa: CATEGORIA: Produtos e Serviços Comunitários OURO : "Anúncio Dia dos Namorados", da PROPEG  BRONZE : Série "Mitos", da PROPEG  Área Mídia Digital: CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação BRONZE : "Banner Atp Run", da PROPEG   Área Apresentações Especiais: CATEGORIA: Melhor Aproveitamento da Mídia Impressa ...

Desafio para digitais é preparar talentos

Por Elenice Lombardo Para o Valor, de São Paulo O mercado de comunicação digital no Brasil responde por cerca de R$ 5 bilhões, que correspondem aos investimentos de "display midia" e "search marketing", de acordo com o terceiro censo das agências digitais, divulgado em outubro de 2011. Por expansão, a Abradi - Agência Brasileira das Agências Digitais mapeou cerca de 4.000 empresas do setor no país, a maioria nas regiões Sudeste e Sul. Pioneiro em comunicação corporativa multimídia no Brasil, o Grupo TV1, fundado em 1986 pelos jornalistas Sergio Motta Mello e Selma Santa Cruz, expandiu seus domínios e criou a TV1.Com. Nascido com o advento da internet comercial no país, em 1995, o braço digital do grupo - que compreende ainda a TV1 Eventos, TV1 RP, TV1 Conteúdo, TV1 Vídeo e a agência de propaganda GNova -, foi selecionado como "beta-tester" pela Embratel e estreou com o portal da Antarctica. "Era quase um catálogo eletrônico", diz o diretor e...