Iniciado em 2005 com conclusão prevista para 2006, este foi o maior projeto que negociei e atendi através da EverMedia para o Unibanco.
Leia matéria publicada por Vinicius Longo em 03 de Maio de 2006 para o site http://forumpcs.com.br:
Com um total de 29 mil colaboradores, a intranet, que reúne os sistemas e informações necessárias para o seu dia-a-dia, foi totalmente desenvolvida com a ajuda dos usuários. A navegação passa a ser mais ágil, intuitiva e com menos cliques.
O Portal Corporativo do Unibanco acaba de passar por uma reformulação, que teve como objetivo torná-lo uma ferramenta mais objetiva, dinâmica e funcional. O projeto pioneiro no Brasil, foi desenvolvido pela EverMedia, agência de marketing interativo, e resultou em novas arquiteturas de informação e navegação, além de novo padrão visual.
A agência utilizou um completo estudo de usabilidade em todas as seções do portal. Além disso, aplicou os conceitos de card sorting - teste com cartões: técnica usada no planejamento e reestruturação de um novo site para definir a estrutura de navegação e menu - e análise heurística, que conta com consultores especializados que avaliam minuciosamente o protótipo ainda em papel do projeto e anotam sua percepção dos serviços e informações apresentados. A partir daí, os passos necessários são reconstituídos para o cumprimento de cada tarefa, com o objetivo de refinar a arquitetura de informação.
“O portal foi lançado em 2001, em um momento que o mercado de forma geral estava aprendendo a lidar com Internet e não entendia o grande potencial da Intranet. O projeto implementado estava alinhado às necessidades da empresa na época. Com o passar do tempo, o Unibanco passou por diversas mudanças, o que fez com que a comunicação interna passasse a ter um papel ainda mais relevante na consolidação da nova cultura. Foi então, que visualizamos a necessidade de mudar também a nossa Intranet”, analisa Kátia Oliveira, Superintendente de Comunicação Corporativa do Unibanco.
Como o portal agrega uma ampla gama de informações, que foram incorporadas ao longo do tempo, alguns problemas de navegação e usabilidade, pela forma como os dados estavam estruturados, eram comuns e dificultavam sua utilização por parte dos 29 mil colaboradores. “Criamos um portal que foi totalmente desenvolvido com a ajuda dos usuários, em todas as fases do projeto. O site reúne informações e ferramentas focadas no aumento da produtividade, no autodesenvolvimento e na integração de todos os colaboradores”, diz a executiva.
“O nosso desafio foi entender a necessidade dos usuários, em paralelo com a abrangência do negócio, e desenvolver um projeto que fosse intuitivo e que diminuísse o número de cliques para se chegar às informações, os dois principais problemas apontados”, explicam os profissionais da equipe EverMedia.
A EverMedia entrevistou os colaboradores por meio de testes quantitativos e qualitativos, para entender a relevância das informações contidas no portal no seu dia-a-dia. Após essa etapa, a agência utilizou o conceito de card sorting para reunir itens em categorias e revelar os modelos hierárquicos “mentais” mais comuns.
“É a melhor ferramenta para se entender como o usuário mentalmente faz escolhas e seleciona categorias, além de ser rápido e eficiente. A partir de seus resultados é possível montar menus de navegação com categorias que serão intuitivamente entendidas pela maioria dos usuários”, ressalta. A partir daí, a agência criou uma nova árvore de navegação. “Todo o trabalho feito no portal está ligado ao posicionamento da empresa: Unibanco. Nem Parece Banco. Abusamos da inovação, simplicidade e transparência, principais atributos da instituição”.
O projeto incluiu ainda testes de usabilidade antes e depois da conclusão do protótipo, para resolver os problemas de interação dos usuários com o portal entre outros. “Usamos uma abordagem completa em estudos de usabilidade existentes no mercado para chegarmos ao novo modelo”, completa a executiva.
No portal, os colaboradores têm acesso a notícias internas atualizadas a todo o momento, informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, dados sobre benefícios, políticas e procedimentos e ferramentas de trabalho, entre outros dados.
O Portal Corporativo do Unibanco, antes de sua reformulação, já era referência no mercado. “Fomos premiados por duas vezes consecutivas, 2003 e 2004, como Melhor Portal Corporativo pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e somos alvo de visitas de empresas de vários setores para conhecer o nosso Portal”, conta William Almeida, analista de Endomarketing e um dos profissionais à frente do projeto no Unibanco.
Cresce no Brasil o sistema de venda fracionada, em que as pessoas podem comprar um décimo de um imóvel de 2 milhões de reais, por exemplo, e usá-lo apenas durante algumas semanas do ano. João Sandrini, de EXAME.com 27/05/2010 Os compradores dos imóveis também têm de arcar com uma taxa mensal de utilização alta porque ela inclui serviços e mordomias comuns a hotéis de quatro ou cinco estrelas. O Aguativa Privilège, por exemplo, cobra de cada um dos dez moradores de uma casa 790 reais mensais. No entanto, como os imóveis foram construídos dentro do Aguativa Golf Resort, eles têm direito a usar o campo de golfe, a piscina e as demais áreas de lazer do hotel. Além disso, os móveis e utensílios serão trocados periodicamente sem custo para os proprietários. Também haverá reposição de todos os bens eventualmente estragados ou quebrados por acidente. Pintura ou serviços de manutenção tampouco serão cobrados à parte. Por último, o dono de uma fração de um imóvel pode sofrer com a f...